Instituições ficaram inundadas depois da forte chuva que caiu na cidade na última quarta; parte do muro de uma das creches caiu
Franca ainda contabiliza prejuízos após chuva forte da última quarta-feira. Famílias inteiras perderam seus lares e pertences devido à força da água.
Devastador Temporal em Franca
A dona de casa Lidiane Flauzino-Seni relata a situação dramática vivenciada por sua mãe e seu tio, moradores do bairro Jardim Santa Maria do Carmo. Segundo Lidiane, ao chegar na casa da mãe, encontrou uma cena de destruição: “A água tinha derrubado a casa. A gente chegou e viu que a situação estava crítica. Não tinha muito o que fazer, só pegamos minha mãe e levamos para fora”. A água atingiu 80 centímetros de altura, danificando camas, armários, cômodas, geladeiras, roupas, TV e alimentos. Restaram apenas os objetos fixados na parede, como quadros.
Desabrigados e Prejuízos
Ari Justino do Nascimento, tio de Lidiane, relata a incerteza do futuro: “Ainda não sei o que vou fazer. Por enquanto, dormi na casa da minha filha”. O balanço parcial da Secretaria de Ação Social de Franca aponta 35 pessoas com casas afetadas e oito imóveis danificados nos bairros Jardim Paulistano, Santa Maria do Carmo e Jardim Palma. A prefeitura afirma que todos os desalojados estão recebendo atendimento, inicialmente acolhidos por parentes, e receberão doações de cestas básicas, colchões e camas.
Leia também
Reabertura de Escolas e Situação da Vítima
As aulas na Unifacef e a maioria das creches de Franca devem ser retomadas nesta sexta-feira. A exceção é a creche do bairro Vila Isabel, sem previsão de reabertura. Joice dos Santos, vítima grave arrastada pela correnteza, permanece internada em estado grave.
A comunidade de Franca se mobiliza para ajudar as famílias atingidas, demonstrando solidariedade e buscando reconstruir o que foi perdido. A força da natureza expôs a vulnerabilidade de muitas famílias, mas também a capacidade de resiliência e apoio mútuo da população.



