Por conta do rebaixamento da região à fase vermelha, todas as unidades retornam com o ensino 100% remoto
As universidades de Ribeirão Preto se preparam para o retorno às aulas, majoritariamente no formato remoto, devido à pandemia de coronavírus.
Retorno Gradual e Remoto
A volta às aulas está prevista para começar entre fevereiro e abril, com a maior parte das instituições optando inicialmente pelo ensino à distância. Atividades presenciais, suspensas desde março de 2020, permanecem limitadas a aulas práticas em algumas faculdades, de acordo com levantamento do portal Geon.
Calendário Diversificado
O calendário de retorno varia entre as instituições. A Unarp, por exemplo, inicia as aulas para veteranos em 15 de fevereiro e para calouros em 1º de março, totalmente online. Já o Centro Universitário Barão de Mauá prevê o início em 1º de fevereiro para veteranos e 22 de fevereiro para calouros, com algumas atividades práticas presenciais. Outras instituições, como a USP (prevista para 12 de abril), o NIP (8 de fevereiro) e a Faculdade Anhanguera (8 de fevereiro para EAD e 22 de fevereiro para o retorno gradual do presencial), também adotaram o ensino remoto inicialmente. O Centro Universitário de Estado ainda não divulgou seu calendário.
Leia também
Protocolos e Adaptações
As instituições que pretendem retomar as aulas presenciais estão se preparando para adotar protocolos de segurança. Para o retorno presencial, será necessário seguir normas sanitárias e de segurança. A prioridade é a saúde e segurança dos alunos e professores, com a adoção de medidas para evitar a propagação do vírus.



