Com o acréscimo, a cidade chega a 190 UTIs dedicadas ao tratamento de pacientes com coronavírus; 143 estão ocupados
Ribeirão Preto registra aumento de leitos de UTI para pacientes com Covid-19
Novos leitos na UPA da 13 de Maio
A cidade de Ribeirão Preto ganhou cinco novos leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19. Estes leitos foram disponibilizados na UPA da 13 de Maio, que desde 12 de janeiro oferece atendimento exclusivo para casos de Covid-19. Atualmente, apenas um paciente está internado nestes novos leitos, resultando em uma taxa de ocupação de 20%. A prefeitura justificou a mudança como uma reorganização estrutural, transformando leitos de urgência e emergência em leitos de UTI equipados com respiradores, monitores e toda a equipe médica e assistencial necessária, seguindo as normas do Ministério da Saúde.
Ocupação de leitos em Ribeirão Preto
De acordo com dados do site leitoscovid.org, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria em Ribeirão Preto está em 65% na rede privada e 62% na rede pública. Já a ocupação de leitos de UTI é de 75% na rede privada e 80% na rede pública. No total, a cidade contabiliza 47.234 casos confirmados e 110 óbitos desde o início da pandemia.
Leia também
Transparência na informação
A descoberta dos novos leitos na UPA da 13 de Maio se deu por meio de apuração independente, uma vez que a informação não havia sido divulgada oficialmente pela prefeitura. A falta de clareza na divulgação de mudanças na estrutura de atendimento ressalta a importância de fontes alternativas de informação para manter a população devidamente informada sobre a situação da pandemia na cidade.


