Notícia surpreendeu população e funcionários; Prefeitura diz que abriu processo emergencial para contratação de profissionais
Funcionários da UPA do Santa Felícia, em São Carlos, foram orientados a fechar a unidade na noite de segunda-feira, deixando a população sem atendimento médico.
Atendimento Suspenso e Pacientes Surpresos
A suspensão do atendimento, devido à falta de médicos, surpreendeu pacientes como Juan Marcelino, que buscava atendimento para sua namorada com dores de cabeça e ouvido. Ele relata que a previsão de atendimento era de 3 a 5 horas, tornando a situação inviável. A surpresa se estendeu também ao sindicato dos servidores públicos, que não foi comunicado previamente sobre o fechamento.
Falta de Médicos e Impasse com Contratações
Gilberto Rodrigues, representante do sindicato, critica a falta de comunicação e o desrespeito com a população e os servidores. Os funcionários que estavam no plantão foram redirecionados para a UPA da Vila Prado. A Secretaria de Saúde de São Carlos justifica a situação alegando um processo emergencial para contratação de 89 médicos, devido à ilegalidade do pagamento anterior por RPA (Recebo de Pagamento Autônomo), conforme apontado pelo Tribunal de Contas. A secretaria também menciona a convocação de 25 médicos aprovados em concurso público e o interesse de 17 outros em assumir vagas.
Leia também
- Homem de 37 anos morre na rua minutos depois de ser atendido em UPA de São Carlos
- Acidente e turismo em são carlos: São Carlos pedirá ao Estado reconhecimento como Município de Interesse Turístico
- Agressão em restaurante são carlos: Cliente é agredido após reclamar de demora no atendimento em restaurante de São Carlos
Consequências e Situação Atual
Pacientes que se dirigiram à UPA da Vila Prado enfrentaram longas esperas, como Camila Ungaro, que esperou três horas por atendimento. A Secretaria de Saúde garante que, na terça-feira, a Santa Casa e as UPAs da Vila Prado e Araçá estavam funcionando normalmente. A situação expõe a fragilidade do sistema de saúde e a necessidade de soluções urgentes para garantir o atendimento adequado à população.



