Função da empresa é tratar e destinar os entulhos de maneira correta dos 46 municípios que compõem a região da Mogiana
Uma usina móvel de tratamento de resíduos da construção civil começou a operar em 46 municípios da região de Franca e Ribeirão Preto, atendendo ao consórcio de municípios da Mogeana.
Tratamento de Resíduos
A usina, adquirida pelo consórcio, tem capacidade para tratar 1 milhão de toneladas de entulho por ano, solucionando um problema ambiental significativo da região. O processo consiste na trituração do entulho, transformando-o em brita e pedrisco reutilizáveis na manutenção de estradas rurais. Anteriormente, cada município enfrentava altos custos para lidar com esse resíduo, e a usina móvel representa uma economia considerável.
Benefícios Ambientais e Econômicos
A iniciativa traz benefícios ambientais, evitando o descarte inadequado de resíduos e a consequente degradação ambiental. Economicamente, a usina reduz custos para os municípios, que antes gastavam milhões de reais em processos de trituração. A usina móvel percorre os municípios, processando o entulho em locais licenciados e fornecendo uma solução eficiente e sustentável.
Leia também
- Suspensão das atividades usina santa elisa: Usina Santa Elisa tem atividades suspensas e ao menos 1.200 funcionários são impactados
- Fechamento da usina santa elisa: Raízen anuncia paralisação por tempo indeterminado das atividades da Usina Santa Elisa
- Suspensão usina santa elisa impacto: Quais os impactos indiretos que o fechamento da Usina Santa Elisa tem no mercado?
Educação Ambiental
Além do tratamento de resíduos, o projeto inclui um importante componente de educação ambiental. A usina, após o trabalho diurno, se transforma em uma tela de cinema em praças públicas, exibindo filmes educativos para crianças e adultos sobre a importância da conservação do meio ambiente e a responsabilidade individual na preservação do planeta. Essa iniciativa complementa o trabalho prático da usina, promovendo conscientização e engajamento da comunidade.



