De abril a setembro foram produzidos 25,1 bilhões de litros do combustível, número é 2,71% maior que no mesmo período de 2018
Produção de etanol no Centro-Sul tem alta em 2019
Números positivos após recuperação
As usinas da região Centro-Sul do Brasil registraram produção expressiva de etanol entre abril e setembro de 2019, totalizando 25,1 bilhões de litros. Em comparação com o mesmo período de 2018, houve um crescimento de 2,71%, segundo dados divulgados na quarta-feira (09/10). Esse desempenho positivo foi impulsionado principalmente pela segunda quinzena de setembro, que apresentou um aumento de 32,9% na produção, alcançando 2,1 bilhões de litros contra 1,6 bilhão no mesmo período da safra anterior. Este resultado representou uma importante retomada após meses de queda na produção, iniciada em abril.
Moagem da cana também em alta
O cenário positivo se estendeu à moagem da cana. Somente na segunda quinzena de setembro, foram processadas 35,08 milhões de toneladas, um crescimento superior a 25% em relação ao mesmo período da safra passada. No acumulado da safra 2019/2020, foram processadas 472 milhões de toneladas de cana, com aumento de 2,71% em relação ao mesmo período da safra anterior.
Leia também
Qualidade da matéria-prima
Apesar dos números positivos de produção e moagem, a qualidade da matéria-prima apresentou queda. O teor médio de açúcar total recuperável (ATR) em 2019 foi de 133,84 quilos por tonelada de cana, 2,37% inferior ao registrado em 2018. Apesar da menor qualidade da matéria-prima, o setor demonstra resultados positivos no acumulado do ano.
A safra de etanol 2019 apresentou recuperação significativa na produção após um início de ano com resultados negativos. O aumento na produção, impulsionado pela segunda quinzena de setembro, demonstra a capacidade de resposta do setor. A qualidade da cana-de-açúcar, embora inferior à safra anterior, não impediu o crescimento da produção de etanol na região Centro-Sul.



