CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Usinas da região recebem certificado ‘Energia Verde’

Indústrias devem gerar mais de 15 mil gigawatts por hora
Energia Verde
Indústrias devem gerar mais de 15 mil gigawatts por hora

Indústrias devem gerar mais de 15 mil gigawatts por hora

Usinas de Ribeirão Preto e o Selo Energia Verde

Dez usinas da região de Ribeirão Preto aderiram ao programa Energia Verde, obtendo a certificação de geração de energia limpa. Segundo Zilmar Souza, gerente de bioeletricidade da União das Indústrias de Cana de Açúcar (Única), a produção local é significativa, atendendo à demanda industrial e permitindo comercialização do excedente.

Impacto Regional e Certificação

Das 61 usinas sucroenergéticas certificadas pela Única em todo o Brasil, as 10 de Ribeirão Preto representam 12% da produção esperada para 2018, equivalente ao consumo anual da própria cidade. O selo Energia Verde, pioneiro no Brasil e possivelmente no mundo para o setor sucroenergético, atesta a sustentabilidade e eficiência energética das usinas.

Benefícios e Mercado Livre de Energia

A produção total de energia em 2018 é estimada em 15.744 GWh, com 66% destinados à rede nacional. As usinas são praticamente autossuficientes durante a safra, e o excedente contribui para o fornecimento de energia limpa e renovável ao país. Consumidores do mercado livre de energia (28% do consumo nacional), como grandes indústrias e hotéis, podem adquirir energia dessas usinas e obter o selo Energia Verde sem custo adicional. A certificação destaca a produção com recursos renováveis e a redução do impacto ambiental.

O programa Energia Verde demonstra o compromisso do setor sucroenergético com a sustentabilidade e o fornecimento de energia limpa, beneficiando tanto as usinas quanto os consumidores.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.