Deflagrada pelo MP do Rio de Janeiro, operação ‘Desvio de Rota’ fiscalizou cinco usinas na região de Ribeirão Preto
A região de Ribeirão Preto foi alvo de uma operação contra fraude fiscal em combustíveis nesta quarta-feira. Cinco postos de combustíveis da região foram inspecionados e são suspeitos de participação em um esquema criminoso.
Operação Desvio de Rota
A operação Desvio de Rota foi deflagrada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) em Ribeirão Preto. Vinte e oito mandados de busca e apreensão foram expedidos em locais considerados facilitadores do esquema.
Esquema de Fraude
As investigações apontam que, em um ano e meio, mais de 70 carretas transportando etanol com irregularidades fiscais foram apreendidas no Rio de Janeiro. Os criminosos deixavam de pagar a alíquota de 32% do ICMS, vendendo o etanol com descontos de até R$ 1,00 por causa da falta de documentação fiscal, gerando concorrência desleal.
Leia também
Desfecho
A operação recebeu o nome “Desvio de Rota” devido às rotas utilizadas pelos criminosos, que desviavam dos principais postos fiscais do estado de São Paulo. Mais detalhes sobre a investigação permanecem sob sigilo.



