‘Créditos de energia’ ajudam hospitais do câncer de Barretos e Jales reduzirem até 30% dos gastos
O Hospital de Câncer de Barretos, referência nacional em tratamento oncológico gratuito, recebe diariamente centenas de pacientes em busca de atendimento digno. Sua capacidade de oferecer esse serviço se deve a diversas parcerias com artistas, empresas e doadores anônimos. Mas existe uma forma inovadora e sustentável de apoio que vem somando esforços: a doação de créditos de energia elétrica.
Energia Renovável contra o Câncer
Usinas de cana-de-açúcar da região estão doando o excedente de energia gerada a partir do bagaço da cana para o hospital. Segundo Carlos Alencastre, diretor do Departamento de Água e Energia Elétrica e colunista da Rádio CBN Ribeirão, este método, ainda pouco conhecido, é bastante eficiente por aproveitar recursos disponíveis sem custos adicionais.
Parcerias Essenciais para a Manutenção do Serviço
Atualmente, seis usinas contribuem, reduzindo os gastos das unidades de Barretos e Jales. Enrique Prata, diretor geral do Hospital de Câncer de Barretos em Ribeirão Preto, destaca a importância dessas parcerias. Ele afirma que o alto consumo de energia, necessário para manter equipamentos funcionando 24 horas por dia, representa um grande desafio financeiro. Para cobrir os custos mensais, estimados em R$ 1 milhão nas duas unidades, seriam necessárias pelo menos dez empresas engajadas nesse tipo de iniciativa. Atualmente, as doações de energia cobrem apenas 30% dessas despesas.
Leia também
Diante desse cenário, a Fundação Pio XII, mantenedora do hospital, lança um apelo por mais empresas interessadas em participar do projeto “Energia do Bem”, buscando garantir a continuidade do atendimento gratuito a milhares de pacientes com câncer em todo o estado.



