CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Usineiros pedem aumento na taxa de importação do etanol dos EUA

Se aprovada em votação na Câmara do Comércio Exterior, alíquota vai de 0% para 17%
importação etanol EUA
Se aprovada em votação na Câmara do Comércio Exterior, alíquota vai de 0% para 17%

Se aprovada em votação na Câmara do Comércio Exterior, alíquota vai de 0% para 17%

Usineiros brasileiros pressionam o governo federal pela aplicação de impostos sobre a importação de etanol dos Estados Unidos, alegando impactos negativos na produção nacional e aumento de preços para o consumidor.

Importação de Etanol e Redução da Produção Nacional

A importação de etanol, principalmente dos Estados Unidos, tem afetado a produção nacional. As usinas brasileiras já registraram uma redução de 9% na produção na última safra, com previsão de nova queda na safra atual. Os estados mais impactados são o Nordeste e o Sul, que dependem mais do etanol importado.

Pressão dos Usineiros e Preocupações com o Preço

A insatisfação dos usineiros se deve à elevação das importações e à concorrência com o etanol americano, que se tornou mais atrativo devido à baixa de algumas tarifas da gasolina nos últimos anos. A preocupação se estende à competitividade do etanol brasileiro frente à gasolina, agravada por políticas de preços que favoreceram o combustível fóssil. A proposta é que o governo aumente as tarifas de importação para proteger o mercado interno.

Cenário Futuro e Impacto para o Consumidor

O especialista em agronegócio José Carlos de Lima Jr. destaca a necessidade de analisar os dois lados da questão: a preocupação dos produtores nacionais com a concorrência e o impacto para o consumidor final com o aumento de preços. A produção de açúcar, mais lucrativa no mercado externo, tem levado as usinas brasileiras a priorizar essa commodity em detrimento do etanol. O aumento da tarifa de importação pode resultar em um pequeno aumento nos preços do etanol para o consumidor, na casa dos centavos. Países como China e União Europeia já adotaram medidas protecionistas contra a importação de etanol americano, elevando tarifas e abrindo processos na Organização Mundial do Comércio.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.