Tecnologia tem acelerado processos e maximizado rendimentos; ouça a coluna ‘Giro do Agro’ com Giulia Trés
Os avanços tecnológicos têm promovido maior eficiência no agronegócio, Uso da inteligência artificial auxilia produtores, especialmente no cuidado com os animais. Sensores, câmeras e sistemas de inteligência artificial são utilizados para aprimorar diversas atividades e facilitar o dia a dia dos produtores rurais.
Tecnologia na gestão animal: Thiago Ponte, especialista em inovação e transformação digital para negócios, destaca que há uma variedade de tecnologias digitais disponíveis com o objetivo principal de coletar dados para melhorar a tomada de decisões no agronegócio, desde o planejamento até a entrega do produto ao consumidor final.
Ele explica que, no caso dos animais de produção, dispositivos como brincos eletrônicos e colares são usados para identificar e monitorar o comportamento dos animais. Além disso, técnicas como análise de DNA também são empregadas. Essas informações são armazenadas na nuvem e cruzadas com outros dados para otimizar a nutrição, saúde, bem-estar animal e manejo.
Leia também
Benefícios da coleta de dados: Os dados capturados pelas tecnologias permitem reconhecer variáveis que não eram perceptíveis em manejos tradicionais, evidenciando que os animais respondem de forma complexa a estímulos como alegria, estresse, dor e prazer.
Uso de aplicativos móveis: Aplicativos populares, como o WhatsApp, têm contribuído para a mudança cultural no campo, incentivando o uso da tecnologia e demonstrando seu valor tanto na rotina quanto nos negócios rurais. Essas ferramentas auxiliam na identificação precoce de problemas e na previsão de possíveis complicações, permitindo a adoção rápida das medidas corretas.
Informações adicionais
Os custos dessas tecnologias têm se tornado cada vez mais acessíveis, ampliando o acesso dos produtores às ferramentas digitais para aprimorar a gestão e o manejo no agronegócio.