CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Uso de cigarros eletrônicos pode aumentar em 20% o risco de insuficiência cardíaca

Fernando Nobre, médico cardiologista, fala sobre os riscos dos 'vapes', que são cada vez mais consumidos por jovens
Uso de cigarros eletrônicos pode aumentar
Fernando Nobre, médico cardiologista, fala sobre os riscos dos 'vapes', que são cada vez mais consumidos por jovens

Fernando Nobre, médico cardiologista, fala sobre os riscos dos ‘vapes’, que são cada vez mais consumidos por jovens

O uso de cigarros eletrônicos, cada vez mais comum entre os jovens, pode aumentar em quase 20% o risco de insuficiência cardíaca, alertam especialistas. Em entrevista ao repórter Erlon César, o cardiologista Fernando Nobre explicou os perigos relacionados ao vape.

Risco cardiovascular ligado ao vape

Segundo Nobre, dados apresentados nesta semana durante a reunião do Colégio Americano de Cardiologia, realizada nos Estados Unidos, indicam que o uso de cigarros eletrônicos está associado a um maior risco de insuficiência cardíaca — uma condição grave com prognóstico reservado. ‘O cigarro eletrônico é mais um engodo determinado pela indústria que faz produtos de tabaco’, afirma o cardiologista, destacando que a prática pode trazer consequências tão severas quanto as do cigarro convencional.

Impactos respiratórios e outros perigos

Além do efeito sobre o coração, o especialista ressalta que o vape tem sido ligado a uma série de problemas respiratórios e pulmonares, e pode aumentar o risco de câncer. ‘É um conjunto de fatores: doenças pulmonares, infarto, AVC, aterosclerose’, diz Nobre, enumerando os males que podem estar relacionados ao uso de cigarros eletrônicos.

Composição, aromas e efeitos imediatos

O cardiologista alerta também para as substâncias adicionadas aos produtos de vaping — aromas e outras milhares de químicas — que intensificam os riscos. Segundo ele, muitas dessas substâncias conferem sabores e características atraentes ao público jovem, mas são nocivas. ‘Quando você fuma, imediatamente após o consumo, já começam a ocorrer alterações’, observa Nobre.

Diante do quadro, profissionais de saúde reforçam a necessidade de atenção de famílias e autoridades para conter a popularização do vape entre os jovens e reduzir os danos à saúde.

Veja também

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Quem consegue dizer que não exagerou nem um pouquinho no Natal? E no Réveillon? Com tanta comida e bebida, os exercícios costumam ser deixados de lado. Mas atrásra é hora de juntar toda a força de vontade para recuperar bons hábitos. A nutricionista Thaís Fiurst explica que é preciso ter paciência e confiar que o metabolismo é sábio, sabe voltar ao padrão, a gente só tem de dar uma ajudinha

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.