CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Uso de IA ‘cria’ novos cargos no mercado de trabalho

Pesquisa foi realizada pela McKinsey em 101 países e apontou que 13% das empresas já contam com novos cargos por conta desse uso
Uso de IA ‘cria’ novos cargos
Pesquisa foi realizada pela McKinsey em 101 países e apontou que 13% das empresas já contam com novos cargos por conta desse uso

Pesquisa foi realizada pela McKinsey em 101 países e apontou que 13% das empresas já contam com novos cargos por conta desse uso

Uma pesquisa recente da consultoria internacional McKinsey, Uso de IA ‘cria’ novos cargos, que entrevistou executivos e profissionais de 101 países, aponta que 13% das empresas estão criando novos cargos em função da inteligência artificial (IA). Esses cargos se dividem em duas categorias: posições criadas devido à existência da IA generativa e aquelas que utilizam a IA para execução de tarefas.

Novas profissões relacionadas à inteligência artificial

Entre os cargos emergentes estão especialistas em compliance e ética em inteligência artificial, responsáveis por garantir que os produtos e serviços gerados por IA estejam em conformidade com padrões éticos e legais, como a proteção de dados. A pesquisa destaca a escassez de profissionais capacitados para essas funções, o que evidencia a necessidade urgente de educação continuada e formação especializada na área.

Projeções de crescimento do mercado de trabalho: De acordo com a McKinsey, estima-se que entre 560 e 900 milhões de novos empregos serão criados globalmente até 2030 devido à inteligência artificial, representando um crescimento de 21% a 30% da força de trabalho mundial. As áreas com maior potencial de expansão incluem saúde, construção e infraestrutura.

Desafios da capacitação e transição de carreira: Um dos principais desafios é capacitar trabalhadores para essas novas funções, especialmente aqueles que exercem atividades repetitivas e correm risco de substituição. A transição de carreira é uma tendência observada, com profissionais entre 35 e 40 anos buscando formação em programação e áreas relacionadas para se adaptar ao mercado.

Oportunidades em áreas emergentes: Além de compliance e ética, outras profissões em alta são cientista de dados, curador de dados, especialista em cibersegurança e consultor para transformação digital de empresas. A curadoria de dados, por exemplo, ganha importância diante da grande quantidade de informações coletadas diariamente em diversas atividades.

Informações adicionais

A transformação digital das empresas, que envolve a migração de modelos analógicos para digitais, é um campo com demanda crescente por profissionais especializados. A valorização do trabalho intelectual em substituição ao braçal também é destacada, com potencial para aumento de salários e melhores condições de trabalho.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.