Na mesma proporção, quantidade de reclamações de usuários também cresceram
O aumento do consumo de internet no Brasil durante o período de isolamento social gerou uma série de desafios para usuários e provedores. De acordo com dados da Anatel, o crescimento do uso da internet ficou entre 40% e 50%, resultando em um aumento significativo de reclamações sobre a qualidade do serviço.
Aumento de Reclamações e Sobrecarga do Sistema
Em março, a Anatel registrou 67 mil reclamações sobre banda larga, número que saltou para mais de 74 mil em abril e se manteve acima de 73 mil em maio. Comparando com o ano anterior, houve um aumento expressivo, considerando que em março de 2020 foram registradas 50 mil reclamações, 48 mil em abril e 47 mil em maio. Esse aumento de demanda sobrecarregou o sistema, comprometendo a qualidade de plataformas de vídeo sob demanda, videoconferências e ensino à distância.
Perspectivas do Provedor e do Usuário
Luiz Fernando Bittencourt, membro do Instituto de Engenheiros Eletrônicos, explica que a análise da queda de desempenho da rede pode ser feita sob duas perspectivas: a do provedor e a do usuário. Do ponto de vista do provedor, a grande quantidade de usuários acessando aplicações que demandam muita transferência de dados simultaneamente causa sobrecarga na rede, levando a atrasos e perdas de pacotes. Já do ponto de vista do usuário, problemas de interferência em redes sem fio, sobrecarga da rede doméstica, contratação de um serviço inadequado ou até mesmo problemas com os próprios equipamentos podem ser os causadores da lentidão.
Leia também
- Concessionária estima aumento de fluxo de até 9 mil veículos no Anel Viário Sul durante a Agrishow
- Aumento de ataques de escorpiões: Ribeirão Preto tem aumento de 32,93% nos acidentes envolvendo escorpiões no primeiro semestre
- Região de Ribeirão Preto pode registrar sensação térmica de até 40ºC durante onda de calor
Soluções e Dicas para Melhoria
As dificuldades com a internet devem diminuir com o fim do isolamento social. Entretanto, até lá, algumas medidas podem ser tomadas pelos usuários para melhorar a experiência. Aumentar a largura de banda contratada, substituir equipamentos antigos, reconfigurar dispositivos para reduzir interferências, usar cabo ao invés de wi-fi ou até mesmo utilizar a rede celular como alternativa são algumas soluções possíveis. Mesmo a rede de telefonia móvel pode ficar saturada em momentos de alta demanda, exigindo, em alguns casos, reiniciar o aparelho ou aguardar um horário com menor congestionamento. A escolha da melhor solução depende do uso e das aplicações utilizadas pelo usuário.



