CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uso do ar condicionado cresce em pleno inverno e lojistas do setor comemoram

Apesar de Ribeirão Preto ainda não estar no verão, altas temperaturas fazem aparelho ser essencial em casa e no carro
ar condicionado
Apesar de Ribeirão Preto ainda não estar no verão, altas temperaturas fazem aparelho ser essencial em casa e no carro

Apesar de Ribeirão Preto ainda não estar no verão, altas temperaturas fazem aparelho ser essencial em casa e no carro

Com as altas temperaturas em Ribeirão Preto, o ar condicionado se tornou um alívio indispensável para muitos. Enquanto alguns recorrem a ele para enfrentar o calor intenso, outros buscam alternativas para economizar na conta de energia.

A Busca por Conforto em Meio ao Calor

O empresário Pedro Mello, que utiliza o carro diariamente para o trabalho, relata que o ar condicionado é a maneira mais eficiente de se refrescar. “Eu entro no carro, abro os vidros para ventilar e logo ligo o ar condicionado”, afirma. Para ele, enfrentar o trânsito sem o aparelho é impensável, pois acredita que o calor excessivo pode até prejudicar sua apresentação profissional.

Em casa, a situação não é diferente. O administrador Rogério de Oliveira conta que havia desligado o ar condicionado durante os dias mais frescos, mas a onda de calor o fez mudar de ideia. “Ou você fica na rua tomando sorvete ou dentro da piscina, ou fica em casa com o ar condicionado ligado”, brinca.

O Aquecimento nas Vendas e Manutenções

Para o setor de vendas e manutenção de ar condicionado, o aumento na procura é um sinal positivo. Paula Lopes, proprietária de uma loja especializada, comemora o aumento nos pedidos e na procura por manutenção dos aparelhos. “Com a temperatura que voltou a subir, voltaram os pedidos e a procura pelo ar condicionado”, diz. A procura por novos equipamentos saltou de 2-3 por dia para cerca de 15, e a manutenção, antes esporádica, atrásra é diária.

Alternativas para Economizar Energia

No entanto, nem todos podem desfrutar do conforto do ar condicionado sem se preocupar com a conta de energia. O aposentado Luiz Alves, que comprou o aparelho no ano passado, optou por desligá-lo devido ao alto custo da eletricidade. “Vim falar que aumentar energia e eu já previ, porque você já viu, né? O prevenido vale por 2”, comenta. Para driblar o calor, ele recorre a alternativas como bacias com água, panos úmidos nas janelas e banhos frios.

Em meio ao calor intenso, cada um busca a melhor forma de se refrescar, seja com o conforto do ar condicionado ou com soluções mais econômicas e criativas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.