CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uso do vinho para desenvolver aspectos de liderança?

Essa é a proposta do especialista em neuroliderança, Rogério Babler, que desenvolveu o método 'WineStorming'
Uso do vinho para desenvolver aspectos
Essa é a proposta do especialista em neuroliderança, Rogério Babler, que desenvolveu o método 'WineStorming'

Essa é a proposta do especialista em neuroliderança, Rogério Babler, que desenvolveu o método ‘WineStorming’

Wynne Storming é uma ferramenta criada para o ambiente corporativo que utiliza a degustação de vinho como parte de um treinamento para desenvolver competências de liderança e tomada de decisão. O método foi desenvolvido por uma equipe especializada em educação corporativa e neurociência, Uso do vinho para desenvolver aspectos, com o objetivo de conectar experiências do cotidiano às tarefas profissionais, facilitando a interpretação e o engajamento em atividades complexas, como o planejamento estratégico.

Funcionamento da técnica: Durante um processo de planejamento estratégico, que pode ser desafiador para os executivos, a atividade Wynne Storming é aplicada em um intervalo entre os dias de trabalho. Em uma sessão conduzida por um mestre de vinhos, os participantes degustam vinhos com os rótulos cobertos e exploram características sensoriais que estimulam a intuição e a percepção, complementando a análise de dados tradicional. Essa experiência ajuda a desbloquear gatilhos subconscientes que facilitam a tomada de decisões no dia seguinte, quando o planejamento é retomado.

Benefícios observados: Segundo Rogério Babler, especialista em neuroliderança, o método promove confiança, engajamento, autonomia e vulnerabilização entre os líderes, aspectos importantes para a eficácia na liderança atual. A atividade também amplia o vocabulário dos participantes, como no caso do termo “adstringência”, que é explicado durante a degustação, permitindo uma comunicação mais rica e colaborativa dentro das equipes.

Contexto e relevância: O Wynne Storming responde às demandas contemporâneas do mundo corporativo, onde líderes precisam desenvolver competências para lidar com a velocidade das mudanças, digitalização e inteligência artificial. Essas habilidades não são ensinadas tradicionalmente em cursos acadêmicos, tornando as plataformas de educação corporativa essenciais para o desenvolvimento contínuo.

Entenda melhor

O método não envolve consumo de álcool durante todo o treinamento, apenas em momentos específicos e controlados, para evitar impactos negativos nas funções cognitivas. A experiência sensorial da degustação é usada como um gatilho para estimular percepções e emoções que permanecem registradas no cérebro, auxiliando na resolução de problemas e na colaboração entre os participantes.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.