CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uso exclusivo do cartão em ônibus é usado em Curitiba

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
cartão em ônibus
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello

Curitiba se destaca pela modernização do seu sistema de transporte público, com o cartão transporte sendo uma peça central dessa evolução. Implementado desde 2001, o cartão oferece uma alternativa prática ao pagamento em dinheiro, facilitando o acesso ao transporte coletivo para milhares de usuários.

Adesão e Alternativas de Pagamento

Atualmente, cerca de 55% dos usuários do transporte coletivo em Curitiba utilizam o cartão transporte em seu dia a dia. O restante opta pelo pagamento em dinheiro, principalmente nas estações tubo e nos terminais. Apesar da crescente adesão ao cartão, algumas linhas ainda permitem o pagamento em dinheiro diretamente ao motorista ou cobrador, garantindo flexibilidade aos passageiros.

Expansão do Cartão Transporte e Novas Linhas

Uma das novidades recentes é a implementação de 66 linhas que aceitam exclusivamente o cartão transporte. Embora não haja planos de eliminar a função do cobrador em todas as linhas, a prefeitura busca expandir o uso do cartão, oferecendo mais praticidade e agilidade aos usuários. Para facilitar o acesso ao cartão, a prefeitura licenciou bancas de jornais, revistas e pequenas lojas nos terminais para a venda de créditos e cartões avulsos.

Infraestrutura e Acessibilidade

Os terminais de ônibus em Curitiba são equipados com sistemas de informação aos usuários, indicando horários de chegada e partida dos ônibus, mapas de rotas, banheiros e até mesmo serviços como lanchonetes e lojas de conveniência. Muitos terminais estão integrados às Ruas da Cidadania, oferecendo uma variedade de serviços públicos em um só lugar. Os pontos de ônibus também são diferenciados, com 9 mil pontos de diversos tipos, incluindo os iluminados com mapas e abrigos confortáveis, além das icônicas estações tubo, que somam 300 unidades. A acessibilidade é uma prioridade, com mais de 90% dos ônibus e terminais adaptados para pessoas com deficiência.

O sistema de transporte público de Curitiba busca oferecer soluções eficientes e acessíveis para seus cidadãos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.