Em dois meses, moradores registraram ao menos sete abalos, pesquisadores pediram mais tempo para concluir estudo
Um relatório parcial do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) indica baixo potencial de risco para a população de Sales Oliveira devido aos tremores de terra registrados na região. Apesar disso, a preocupação dos moradores persiste.
Tremors em Sales Oliveira: Relatos da População
Moradores de Sales Oliveira têm relatado tremores frequentes, aumentando a apreensão na cidade. Em resposta a esses relatos, técnicos do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP instalaram sismógrafos na cidade em atrássto. Em apenas dois meses, foram registrados pelo menos sete abalos sísmicos.
Análise Preliminar da USP
O Departamento de Sismologia da USP afirma, em documento divulgado recentemente, ser impossível prever a incidência e intensidade de futuros sismos. A avaliação preliminar, no entanto, não aponta riscos significativos à população. Apesar do parecer técnico, um morador relatou danos em sua residência, com fotos do ocorrido disponíveis em sites de notícias locais. A análise completa dos dados ainda está pendente, devido à limitação inicial de apenas uma estação de monitoramento transmitindo informações para a central em São Paulo. Três estações adicionais foram conectadas recentemente para melhorar a coleta de dados.
Leia também
- Indeferimento candidatura prefeito salles de oliveira: Moradores de Sales Oliveira aguardam definição de novas eleições após prefeito perder mandato
- Indeferimento de candidatura eleições municipais: Prefeito de Sales Oliveira tem candidatura indeferida
- Acidente deixa uma pessoa morta e três feridas em estado grave na rodovia Armando de Sales Oliveira
Histórico de Sismos na Região
O relatório da USP menciona tremores anteriores em outras cidades da região, incluindo Fernando Prestes (1959), Porangaba (1977, 1978 e 1989), Bebedouro (2004 e 2009) e Taquaritinga (2016 e 2019). Embora de magnitude mínima, esses eventos contribuem para a preocupação da população, que busca informações e esclarecimentos sobre a situação.
A situação em Sales Oliveira demonstra a importância do monitoramento sísmico e da comunicação transparente com a população em situações como essa. A continuidade da pesquisa e a análise completa dos dados serão cruciais para tranquilizar a população e esclarecer as causas dos tremores.