CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

USP busca voluntários com cárie para participar de estudo

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes
voluntários com cárie
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes

Um estudo inovador está selecionando voluntários para um acompanhamento odontológico de 18 meses, com foco no tratamento de cáries e avaliação do sucesso de restaurações em resina composta. Ao todo, 80 pessoas serão beneficiadas com o tratamento e acompanhamento, liderado pela coordenadora da pesquisa, Camila Tirapeli.

Quem pode participar?

De acordo com Camila, o estudo é destinado a pacientes com cáries em dentes posteriores (do fundo da boca). Candidatos com restaurações fraturadas, pontos escurecidos ou dores que indiquem cárie são elegíveis. Para participar, é necessário ter entre 18 e 50 anos e não apresentar doenças crônicas.

Como se inscrever?

A triagem dos pacientes será realizada em um dia específico. Os interessados devem entrar em contato pelos telefones 3315-4844 ou 3315-4744, das 8h às 12h ou das 14h às 18h. Outra opção é enviar um e-mail para [email protected]. Devido ao número limitado de vagas (80), um agendamento prévio é essencial.

O processo de seleção e tratamento

Após o contato telefônico ou por e-mail, os interessados serão agendados para uma avaliação na data da triagem. Durante essa avaliação, será verificada a necessidade de restauração e se o paciente se enquadra no perfil do estudo. Caso aprovado, o paciente realizará um exame radiográfico no mesmo dia e será agendado para o tratamento, que consistirá na restauração dos dentes cariados com resina composta.

Objetivo do estudo

O estudo visa avaliar o sucesso clínico de restaurações em resina composta em dentes afetados por cárie, considerando diferentes níveis de risco de cárie nos pacientes. O acompanhamento de 18 meses permitirá avaliar a durabilidade das restaurações, a ausência de manchas, sensibilidade e a integridade das mesmas. Em caso de problemas, os tratamentos serão refeitos.

Origem da pesquisa

A ideia do estudo surgiu a partir da observação de retratamentos frequentes de dentes cariados, onde a cárie reaparece ou a restauração se quebra após algum tempo. O objetivo é verificar se o uso de materiais de alta qualidade e o acompanhamento periódico dos pacientes contribuem para o sucesso a longo prazo do tratamento.

A iniciativa representa uma oportunidade para pacientes com cáries receberem tratamento odontológico de qualidade e acompanhamento especializado.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.