Campanha tem apoio da Liga Nacional de Transplantes de Ribeirão Preto e foi criado devido a queda no número de doadores
Os números de doação de órgãos na região de Ribeirão Preto têm apresentado variações, conforme dados recentes. De janeiro a setembro de 2015, foram registradas 32 doações, enquanto no mesmo período do ano anterior, esse número chegou a 38. A enfermeira Carina D’Alsasso Mendes, da Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto, compartilha essas informações no contexto da campanha Setembro Verde.
Desafios nas Metas Nacionais de Transplantes
Carina D’Alsasso Mendes destaca que a meta do Sistema Nacional de Transplantes para 2015, que era de 17 doadores por milhão de habitantes, provavelmente não será alcançada. Os dados atuais apontam para 13,4 doadores por milhão de habitantes, um número insuficiente para atender à crescente demanda de pacientes na fila de espera por transplantes. Em 2014, a meta de 15 doadores por milhão de habitantes também não foi atingida. O aumento anual dessa meta reflete a tentativa do sistema de aumentar o número de doações e reduzir o número de óbitos entre os pacientes que aguardam por um órgão.
A Importância da Doação para a Qualidade de Vida
A necessidade de um transplante surge quando não há outras alternativas de tratamento para o paciente. Doenças em órgãos como coração, pulmão, fígado ou rim comprometem significativamente a qualidade de vida, e o transplante se apresenta como a única solução para restaurar a saúde e permitir que o indivíduo volte a contribuir para a sociedade. No entanto, a falta de conscientização familiar ainda é um grande obstáculo. A recusa familiar atinge 44% dos casos, limitando o número de doações efetivas.
Leia também
Setembro Verde: Conscientização e Atividades
Para aumentar a conscientização sobre a importância da doação de órgãos, diversas atividades estão sendo realizadas durante o Setembro Verde, em parceria com a organização de procura de órgãos do HC, o banco de olhos do HC e a Associação Brasileira de Transplante. No dia 20, haverá divulgação na meia maratona; no dia 26, ações informativas e cadastro de doadores de medula óssea na Praça XV; e no dia 27, um pit stop na Avenida João Fiusa e distribuição de folhetos no Parque Luís Carlos Raya. Além disso, palestras com relatos de experiências de pacientes transplantados, em fila de espera e familiares de doadores serão realizadas na Escola de Enfermagem, com cronograma e inscrições disponíveis no site www.erp.usp.br.
A conscientização familiar é crucial. Conversar sobre a doação em família e expressar o desejo de ser doador pode fazer a diferença no momento da decisão, permitindo que mais vidas sejam salvas.



