Doença atinge a gengiva e o osso ao redor dos dentes; pesquisadora explica quem pode e como participar
A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP busca voluntários para uma pesquisa sobre periodontite, doença que afeta a gengiva e o osso ao redor dos dentes. A pesquisadora Natalia Marensi detalha o estudo.
Quem pode participar?
Podem participar da pesquisa pessoas com periodontite, caracterizada por sangramento gengival (espontâneo ou ao escovar, mastigar ou usar fio dental), dentes amolecidos, presença de pus ou exposição das raízes dentárias. Os voluntários devem ter mais de 18 anos, não ser fumantes e não possuir diabetes.
O estudo
O estudo envolve avaliações iniciais e após três, seis e 12 meses. Os participantes receberão profilaxia (limpeza profunda dos dentes) e orientações sobre higiene bucal. A inscrição é feita online, respondendo a um questionário.
Importância da pesquisa
Estudos indicam maior probabilidade de desenvolvimento de periodontite em pessoas obesas, e o tratamento pode apresentar resultados diferentes em comparação com indivíduos sem obesidade. A pesquisa visa preencher lacunas no conhecimento sobre o tema e entender como o tratamento afeta a saúde bucal e geral dos pacientes. Durante o estudo, os participantes receberão tratamento convencional completo para periodontite, incluindo instruções específicas de higiene bucal e limpezas profundas periódicas.



