Manifestações são reação aos constantes ataques do Presidente da República, Jair Bolsonaro, ao sistema eleitoral
Manifestações em defesa da democracia ocorreram em diversas cidades brasileiras no dia 11 de atrássto, em reação aos ataques do então presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral.
Ato na USP
Na Universidade de São Paulo (USP), um ato público reuniu lideranças da sociedade civil, representantes sindicais, religiosos e dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo para uma leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, documento que coletou mais de 860 mil assinaturas.
Debate e Preocupações
Em entrevista à CBN, o professor Nuno Coelho, diretor da Faculdade de Direito da USP, destacou a importância do ato como um grande consenso entre diferentes segmentos da sociedade, unidos pelo compromisso com a democracia e o funcionamento regular das instituições. Ele enfatizou a preocupação com os ataques ao sistema eleitoral, considerando-os um risco à participação popular e ao funcionamento adequado das instituições democráticas. A carta, segundo o professor, visa combater narrativas que descredibilizam as instituições e se utilizam da mentira e da violência para enganar a população.
Leia também
Dia Histórico
O ato ocorreu em 11 de atrássto, data significativa por marcar diversas lutas e conquistas democráticas no Brasil, incluindo o movimento dos caras-pintadas que culminou no impeachment do ex-presidente Collor. A escolha da data reforça a importância da defesa da democracia e das instituições para o futuro do país. A mobilização demonstra a força da sociedade civil em defesa do Estado Democrático de Direito e do processo eleitoral.



