Uma das convidadas é a pianista francesa Emmanuelle Stephan; show é às 20h30 com entrada é franca
Nesta terça-feira, a USP Filarmônica se apresentou em Ribeirão Preto, em um concerto que celebrou a diversidade cultural por meio da música clássica. O evento contou com a participação de renomadas artistas internacionais: a pianista francesa Emmanuel Stefan, a violinista venezuelana Carla Rincón e a violinista canadense Verônica Mathieu.
Intercâmbio Cultural
Para Emmanuel Stefan, a experiência de participar do concerto foi enriquecedora. “Está sendo uma grande experiência fazer este tipo de intercâmbio. Estamos descobrindo a cultura um do outro e podendo trocar nossas experiências e conhecimentos sobre a música. Está sendo ótimo tanto no ponto de vista humano, quanto no ponto de vista musical”, afirmou a pianista.
Um Concerto no Histórico Teatro Pedro II
O concerto aconteceu no Teatro Pedro II, um dos remanescentes do período áureo do café em Ribeirão Preto. A beleza histórica do local encantou os artistas. Emmanuel Stefan se mostrou ansiosa para se apresentar em um espaço tão significativo: “Eu vi fotos e me parece um teatro maravilhoso. Nós temos que fazer uma grande apresentação porque me parece um lugar lindo. Estou ansiosa para estar lá e ver se o que vi nas fotos é real”. A apresentação incluiu obras de Mozart e outros compositores clássicos, sob a regência do maestro Rubens Sussomano-Ritjad.
Leia também
A USP e a Internacionalização
O maestro Rubens Sussomano-Ritjad destacou a importância da internacionalização para a USP e para a própria música. “E isso é o espírito da universidade. A USP zela pela internacionalização porque a internacionalização é um processo essencial do conhecimento e os nossos alunos tendo contato com esses colegas, com esses professores de outros países enriquece muito a apresentação musical. São concertos que enriquecem do ponto de vista dessa troca de experiências, esses artistas que vêm de outros países e fazem com que a gente tenha uma noção do conhecimento como um processo universal”. O concerto gratuito começou às 20h30. Na quarta-feira, um novo concerto aconteceu em São Carlos, no Teatro Municipal, no mesmo horário. A recomendação é chegar com uma hora de antecedência.



