Concerto regido por Rubens Ricciardi terá a presença do tenor alemão Markus Brutscher; apresentação acontece às 20h
Nesta noite, a USP Filarmônica celebra 70 anos da Escola de Enfermagem da USP com um concerto especial no Teatro Pedro II, às 20h.
Uma Celebração Musical
O evento comemora sete décadas de excelência da Escola de Enfermagem, uma das instituições mais tradicionais da USP. A apresentação também destaca a importância da enfermagem para a sociedade e o trabalho altamente qualificado de seus profissionais.
Músicos e Repertório
O concerto contará com a participação do tenor alemão Markus Butter, radicado no Brasil, que se apresentará pela primeira vez no país. O repertório inclui obras de compositores como Pistubimia (século XVIII, com arranjo de Oran Sebastián Bá), João Francisco da Mata (compositor ex-escravizado), e uma composição inédita de Max Mútiacanta. A apresentação também resgata obras de compositores brasileiros pretos e pardos dos séculos XVIII e XIX, muitos deles esquecidos pela história, mostrando a riqueza e diversidade da música brasileira. A noite termina com a monumental Sinfonia nº 39 de Mozart, oferecendo aos estudantes da USP Filarmônica a experiência de tocar grandes obras da literatura universal.
Leia também
A USP Filarmônica
A USP Filarmônica, orquestra oficial da Universidade de São Paulo, é composta por 40 músicos, incluindo bolsistas da universidade, alunos de graduação, egressos e convidados. A orquestra ensaia semanalmente e realiza concertos mensais em Ribeirão Preto e São Carlos. O maestro Rubens Hitchard destaca o projeto de resgate de compositores pretos e pardos, que já levou a apresentações em diversas cidades e no Festival de Campos do Jordão. O concerto no Teatro Pedro II é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de reservas ou convites.



