Concerto especial comemorativo ao dia da Consciência Negra começa às 20h30 e a entrada é gratuita
A USP Filarmônica se apresenta em homenagem ao Dia da Consciência Negra
Um concerto especial
Nesta terça-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a USP Filarmônica preparou uma apresentação especial no Teatro Pedro II. O maestro titular Rubens Ohrul Somano Hithiard revelou detalhes da programação, que inclui uma edição inédita da Sinfonia Fúnebre de José Maurício Nunes Garcia, mestre de capela carioca da época de D. João VI. A escolha da obra se justifica pela trajetória de Garcia, filho de escravos que superou obstáculos para se tornar um importante compositor e maestro.
Poesia e música
Além da sinfonia, o concerto apresentará poemas musicados de Castro Alves, o principal nome do Romantismo literário brasileiro. Obras de Castro Alves musicadas pelo professor Lívio Tragtenberg (in memoriam) e pelo próprio maestro serão apresentadas, com o ex-aluno Jean William como solista. A apresentação busca destacar a importância da igualdade e da dignidade humana, contando com a participação de artistas negros em obras de compositores negros.
Leia também
Lançamento de livro e mais atrações
O evento também marca o lançamento do livro do professor Marcos Câmara de Castro, chefe do departamento e poeta, além de líder da revista científica de música da USP, Tullia. O concerto terá ainda a execução do famoso Concerto em Fá menor de Bartok, piano e orquestra, com a professora Fátima Covizê como solista, e o Conceito de Aranjuez, obra incontornável para amantes do violão, com Gustavo Severa Costa. A apresentação acontecerá às 20h30, com entrada gratuita.
O concerto, além de celebrar o Dia da Consciência Negra, une música e literatura, reforçando a importância da cultura e da igualdade racial. A USP Filarmônica se apresentará também no dia 21 de novembro, às 20h30, no Teatro Universitário Florestan Fernandes (USP-Car), em parceria com a USP de Ribeirão Preto, levando a mesma programação para o público de São Carlos.



