Decisão não segue as liberações do estado e município; devem ser utilizadas máscaras cirúrgicas ou do tipo N95
USP mantém uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados
A Universidade de São Paulo (USP) decidiu manter o uso obrigatório de máscaras em todos os seus ambientes fechados, contrariando as determinações do Estado e da Prefeitura de São Paulo, que tornaram o uso facultativo. A decisão foi publicada em portaria no domingo passado e vale para todos os campi, incluindo o de Hiperombrito.
Decisão da Reitoria
De acordo com o comunicado do reitor Carlos Gilberto Carlotti Jr., a medida foi tomada pela Comissão Assessora de Saúde da Reitoria. A obrigatoriedade se aplica a professores, servidores, prestadores de serviços, estudantes e visitantes em locais como salas de aula, auditórios, museus, laboratórios, bibliotecas, setores administrativos e locais de atendimento ao público.
Recomendações e tipos de máscaras
Em ambientes externos, o uso de máscara é recomendado apenas em situações de aglomeração. A portaria especifica que devem ser usadas máscaras cirúrgicas ou similares, cobrindo completamente o nariz e o queixo. A decisão levou em consideração a analogia com o transporte público, onde há grande concentração de pessoas em espaço fechado, com circulação de ar restrita e tempo prolongado de permanência.
Leia também
A USP justifica sua decisão com base na necessidade de proteger a comunidade universitária, considerando a alta concentração de pessoas em seus espaços fechados e a importância de minimizar os riscos de transmissão de doenças.



