Cultura negra, racismo, escravidão e representatividade são os principais assuntos do evento; atividades são gratuitas
Em 20 de novembro, o Brasil lembra a morte de Zumbi dos Palmares, último líder do maior quilombo do período colonial. Neste mês, dedicado à consciência negra, diversas iniciativas abordam temas como cultura negra, racismo, escravidão e representatividade.
Programação especial na USP de Ribeirão Preto
A USP de Ribeirão Preto preparou uma programação especial durante todo o mês de novembro. De acordo com Ana Paula Moraes Fernandes, coordenadora do programa USP Diversidade, as atividades incluem oficina de capoeira, mostra de cinema e negritude com documentário (dia 18), exibição do filme “Eu Não Sou Negro” (dia 19), Movie Night com “O Menino Que Descobriu o Vento” (dia 20), e o filme “Estrelas Além do Tempo” (dia 25).
Importância do debate sobre o preconceito
Para Ana Paula, é fundamental debater o preconceito racial, principalmente em um contexto de crescente conscientização sobre a questão afrodescendente. As atividades, gratuitas e abertas ao público, buscam promover a reflexão sobre a situação dos afrodescendentes na sociedade brasileira, no contexto da Década Internacional de Afrodescendentes.
Leia também
Atividades e informações
As atividades acontecem de hoje, 16 de novembro, até o dia 25, a partir das 17h. A iniciativa é do programa USP Diversidade e da Faculdade Zumbi dos Palmares. Para mais informações sobre a programação completa, acesse o site prceu.usp.br/uspediversidade.



