CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

USP Ribeirão busca portadores de diabetes tipo dois para pesquisa

Objetivo é tentar controlar a doença apenas com dieta
diabetes tipo dois
Objetivo é tentar controlar a doença apenas com dieta

Objetivo é tentar controlar a doença apenas com dieta

A Universidade de São Paulo (USP) desenvolve um projeto pioneiro para auxiliar pacientes com diabetes tipo 2, reduzindo ou eliminando a necessidade de medicamentos. O estudo acompanha 35 pacientes em um tratamento intensivo de 27 dias, com foco em uma dieta rígida e personalizada.

Tratamento Intensivo de 27 Dias

O tratamento, realizado no HRT da Procredibilidade de Viberão Preto, consiste em internação completa por 27 dias. A dieta personalizada e rigorosa é o pilar central do protocolo, sem o uso de medicamentos, exceto em alguns casos. A equipe multidisciplinar acompanha de perto cada paciente, monitorando sua evolução metabólica.

Resultados e Equipe Multidisciplinar

Segundo o pesquisador Rafael Ferraz, biomédico e integrante do Departamento de Endocrinologia da USP, todos os pacientes apresentaram melhora metabólica após o tratamento. Em alguns casos, a medicação foi suspensa, embora a prioridade seja a melhora metabólica. O acompanhamento inclui avaliações antropométricas, clínicas e moleculares, realizadas antes e depois do tratamento por uma equipe multidisciplinar de médicos, nutricionistas e outros profissionais.

Melhora na Qualidade de Vida

O projeto demonstra resultados promissores na melhora metabólica e na qualidade de vida dos pacientes com diabetes tipo 2. Para mais informações sobre o acompanhamento e a triagem, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Compartilhe

Veja também

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Quem consegue dizer que não exagerou nem um pouquinho no Natal? E no Réveillon? Com tanta comida e bebida, os exercícios costumam ser deixados de lado. Mas atrásra é hora de juntar toda a força de vontade para recuperar bons hábitos. A nutricionista Thaís Fiurst explica que é preciso ter paciência e confiar que o metabolismo é sábio, sabe voltar ao padrão, a gente só tem de dar uma ajudinha

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.