Interessados precisam cumprir alguns requisitos exigidos pela pesquisa; confira os detalhes pelo WhatsApp (11) 98249 -9298
A Universidade de São Paulo (USP), por meio da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, está conduzindo uma pesquisa sobre tratamento de retração gengival. O estudo, que utiliza tratamentos cirúrgicos e busca voluntários, visa desenvolver novas técnicas para lidar com esse problema.
Retração Gengival: O Problema
A retração gengival ocorre quando a gengiva se retrai, expondo mais a superfície do dente. Isso pode causar aumento da sensibilidade dentária, principalmente ao frio, e desconforto para o paciente.
A Pesquisa e o Tratamento
A pesquisa clínica da USP busca desenvolver novas técnicas cirúrgicas para o tratamento da retração gengival. O procedimento envolve a criação de um retalho gengival, exposição da raiz do dente e aplicação de um biomaterial para recobrir a raiz com enxerto gengival. O objetivo é recobrir a raiz do dente e restaurar a gengiva.
Leia também
Como Participar
Pacientes maiores de 18 anos com retração gengival e que atendam aos critérios de inclusão (sem doenças sistêmicas, não fumantes e sem aparelho ortodôntico) podem participar. Interessados devem entrar em contato com o pesquisador, Edgar Vargas, pelo WhatsApp (11) 98249-29298 para uma avaliação inicial. Mesmo que o paciente não se enquadre nos critérios específicos da pesquisa, ele será encaminhado para atendimento com alunos de especialização da faculdade.
A pesquisa busca voluntários até o final do ano para iniciar os procedimentos em janeiro. A iniciativa visa aprimorar o tratamento da retração gengival e oferecer soluções para pacientes que sofrem com esse problema.



