Ferramenta funciona como um diário que também é acessado por médicos que vão acompanhando a rotina do paciente
Quando Erika Magro Pires descobriu que sua filha de 9 anos tinha pré-diabetes, sua vida mudou. Era preciso agir para evitar que a condição evoluísse. Mudar a alimentação de um adulto já é difícil, imagine para uma criança que adora guloseimas.
Desafios da mudança alimentar
Erika conta que foi preciso cortar açúcar, aumentar o consumo de legumes, frutas e verduras, e reduzir frituras e alimentos processados. A mudança não se limitou à filha; toda a família se adaptou para garantir o sucesso do tratamento. “Se a gente não tomar a atitude também de estar se adaptando igual, aí não dá muito certo”, afirma Erika.
Aplicativo Carbo Tower: um aliado no tratamento
Para auxiliar crianças e famílias no controle do diabetes, pesquisadores da USP de Ribeirão Preto desenvolveram o aplicativo Carbo Tower. Este aplicativo funciona como um diário alimentar, permitindo o acompanhamento em tempo real da alimentação, da glicemia e da aplicação de insulina. A ideia é que as crianças, principalmente as em idade escolar, registrem seus dados de forma autônoma, tornando-as protagonistas do seu tratamento. A pesquisadora Priscila Amaral explica que o app foi projetado para ser atrativo e lúdico, facilitando a adesão das crianças.
Leia também
Um futuro mais doce
Erika acredita que o Carbo Tower será muito útil para sua filha, pois o aplicativo utiliza personagens para tornar a experiência mais agradável. O aplicativo, que está em fase final de testes, em breve estará disponível gratuitamente para download. A iniciativa representa um avanço significativo no tratamento do diabetes infantil, oferecendo apoio e ferramentas para que crianças e famílias possam gerir a doença de forma mais eficiente e tranquila.



