CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Usuários do Waze classificam trânsito de Ribeirão como um dos piores do país

Com nota 5 na média dos pontos avaliados, cidade ficou na 130ª posição do ranking mundial, que tem 180 municípios avaliados
Trânsito em Ribeirão Preto
Com nota 5 na média dos pontos avaliados, cidade ficou na 130ª posição do ranking mundial, que tem 180 municípios avaliados

Com nota 5 na média dos pontos avaliados, cidade ficou na 130ª posição do ranking mundial, que tem 180 municípios avaliados

A cidade de Ribeirão Preto enfrenta uma grave crise de mobilidade urbana, reflexo do aumento significativo no número de veículos nos últimos anos. De acordo com o Denatran, a frota cresceu 114% entre 2003 e 2023, saltando de 189 mil para 406 mil veículos. Essa explosão no número de carros agravou problemas preexistentes e gerou novos desafios para motoristas e população.

Problemas no Trânsito Diário

Os motoristas ribeirãopretanos convivem diariamente com uma série de dificuldades. Buracos, congestionamentos constantes nos horários de pico, falta de sinalização adequada e acidentes frequentes são apenas alguns dos obstáculos enfrentados. A CBN Ribeirão noticia diariamente a gravidade da situação, refletindo a realidade vivenciada por milhares de pessoas.

Pesquisa Waze: Ribeirão Preto Mal Avaliada

Um estudo realizado pelo aplicativo Waze, que analisou 180 cidades ao redor do mundo, reforça a percepção negativa sobre a mobilidade em Ribeirão Preto. A cidade ficou na 130ª posição no ranking de satisfação dos motoristas, com uma nota abaixo da média. A pesquisa considerou seis quesitos: trânsito, segurança, infraestrutura, serviços para motoristas, fator econômico e social e representação de usuários do aplicativo. Enquanto a segurança recebeu uma nota relativamente alta (8,3), a infraestrutura obteve a pior avaliação, com nota 0. Serviços para motoristas (1,5), situação econômica (4,9) e nível de usuários (4) também ficaram abaixo das expectativas.

Falta de Investimentos e Alternativas de Mobilidade

Especialistas e moradores apontam a falta de investimentos em mobilidade urbana como a principal causa do caos no trânsito. O presidente da associação de moradores, Murilo Fantinati, destaca a falta de preparação da cidade para o volume atual de veículos, especialmente nos horários de pico. A precariedade do asfalto também contribui significativamente para o agravamento da situação. A ausência de ciclovias e outras alternativas de transporte, como em outras cidades que investiram em mobilidade urbana, é outro ponto crítico, impedindo que a população opte por meios de transporte menos impactantes para o trânsito.

A pesquisa do Waze apenas confirmou o que muitos ribeirãopretanos já sabem: a cidade precisa urgentemente de melhorias na sua infraestrutura viária e em políticas de mobilidade urbana para garantir o bem-estar de seus cidadãos e o bom funcionamento da cidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.