Após cinco dias de suspensão no serviço, os ônibus voltaram a circular na cidade
Nesta segunda-feira (data a ser preenchida), o transporte público de Ribeirão Preto retornou às atividades após o período de lockdown. No entanto, a volta se deu em meio a preocupações com a aglomeração de passageiros nos ônibus, principalmente nos horários de pico.
Transporte Público Lotado: Risco de Contágio
Em reportagem realizada no centro da cidade, na Praça da Catedral, o repórter Marcio Zarell constatou a presença de diversas pessoas nos pontos de ônibus, muitas delas sem respeitar o distanciamento social recomendado pela OMS. Linhas com destino à zona norte apresentaram maior lotação, tanto pela manhã quanto à tarde, gerando reclamações por parte dos usuários. A auxiliar de limpeza Clara Damásio, que utiliza quatro ônibus diariamente, relatou a dificuldade em utilizar o transporte público devido à superlotação.
Preocupações com a Saúde e o Trabalho
A funcionária pública Daniela Nascimento, que trabalha em um hospital, também compartilhou sua experiência. Embora a linha que utiliza não esteja tão lotada, ela frequentemente presencia ônibus superlotados. A disponibilidade de transporte fornecido pelo hospital amenizou a situação para ela, mas a realidade de muitos outros usuários permanece preocupante. A falta de opções de transporte e a dependência do transporte público expõem os cidadãos ao risco de contágio pelo novo coronavírus, devido à falta de ventilação e aglomeração nos veículos.
Leia também
Ações Necessárias e Perspectivas
A empresa administradora do transporte público, Pró-Urban, afirma operar com 80% da capacidade. A prefeitura, por sua vez, declarou que a operação em horários de pico ocorre com 100% da capacidade. No entanto, a situação nos pontos de ônibus demonstra que a demanda não está sendo atendida de forma adequada, principalmente nas linhas mais movimentadas. A reportagem finaliza com a necessidade de medidas efetivas para garantir o transporte seguro e evitar a proliferação do vírus, seja através do aumento da frota ou outras soluções que garantam o distanciamento social.



