Sobre a importância do imunizante, ouça o comentário do pediatra Ivan Savioli Ferraz na coluna ‘Filhos e Cia’
A vacina contra a Covid-19 entrou para o calendário infantil do Ministério da Saúde em 2024, representando um avanço significativo na proteção das crianças.
Vacinação Infantil contra Covid-19: O que muda a partir de 2024?
A partir de 1º de janeiro de 2024, a vacina contra a Covid-19 passa a ser obrigatória para crianças de 6 meses a 5 anos de idade. Pediatras orientarão os pais a incluírem essa vacina na rotina de imunização dos filhos, da mesma forma que outras vacinas como sarampo, rubéola, caxumba e tuberculose. Crianças que já completaram o esquema vacinal (3 doses) não precisam de novas aplicações.
Tipos de Vacina e Segurança
A vacina aplicada em crianças de 6 meses a 5 anos é a Pfizer Baby. Todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações são eficazes e seguras, tendo passado por rigorosos testes. Embora reações adversas possam ocorrer, a maioria é leve. A vacina contra Covid-19 pode ser administrada junto com outras vacinas sem problemas de interação.
Leia também
Importância da Vacinação e Combate à Desinformação
Apesar de a Covid-19 apresentar quadros mais leves em crianças na maioria dos casos, dados do Ministério da Saúde apontam para 135 óbitos e mais de 5000 internações de crianças menores de 5 anos em 2023 devido à doença. É crucial desmistificar informações falsas sobre a vacina e buscar orientação com profissionais de saúde, como pediatras, para esclarecer dúvidas. A vacina induz a produção de anticorpos que previnem a infecção ou atenuam seus sintomas.
A baixa cobertura vacinal nos últimos anos representa um risco para a população. Pais e responsáveis devem verificar a carteira de vacinação de seus filhos e garantir que estejam imunizados. A recomendação se estende aos adultos, que também devem atualizar seu calendário vacinal.