Profissionais de Ribeirão Preto devem começar a receber as doses a partir desta terça-feira (21)
Vacina Chinesa contra a Covid-19 começa a ser testada no Brasil
A vacina chinesa contra o coronavírus iniciou sua fase de testes no Brasil com 9 mil voluntários. As doses chegaram ao Aeroporto de Cumbica, em São Paulo, na madrugada de segunda-feira, vindas da Alemanha, e foram imediatamente transferidas para o Instituto Butantã.
Testes em diferentes estados
Profissionais de saúde de São Paulo e mais quatro estados, além do Distrito Federal, participarão dos testes, que devem se estender até novembro. Em Ribeirão Preto, 500 voluntários da linha de frente no combate à Covid-19, sem histórico de infecção, receberão a vacina. Entre eles, estão médicos, enfermeiros, técnicos e funcionários da limpeza hospitalar.
Expectativas e próximos passos
O diretor do Instituto Butantã, Dimas Covas, anunciou o início dos testes em 12 centros de testagem a partir de terça-feira, incluindo um em Ribeirão Preto. Os voluntários receberão um caderno para registrar seus sintomas diariamente. A parceria com a empresa chinesa Sinovac garante um alto padrão de qualidade, respaldado por organismos internacionais. O site de pré-inscrição para os testes recebeu mais de 1 milhão de interessados até sábado, demonstrando a grande expectativa em torno da vacina. O secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, alertou para a gravidade da situação no interior de São Paulo, que já ultrapassou a capital em número de casos e óbitos.
Leia também
Os testes da vacina representam um passo importante no combate à pandemia no Brasil. A expectativa é que, se os resultados forem positivos e aprovados pela Anvisa, a produção em larga escala possa começar rapidamente, oferecendo esperança para a vacinação da população.


