CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vacina da gripe está disponível para todos os públicos

Doses estarão nos postos de saúde até o dia 14; campanha exclusiva para os grupos prioritários terminou na última sexta-feira
Vacina da gripe
Doses estarão nos postos de saúde até o dia 14; campanha exclusiva para os grupos prioritários terminou na última sexta-feira

Doses estarão nos postos de saúde até o dia 14; campanha exclusiva para os grupos prioritários terminou na última sexta-feira

A partir de hoje, a vacina contra a gripe está disponível para toda a população de Ribeirão Preto.

Vacinação para todos

Segundo Mayra Fernandes de Oliveira, coordenadora do programa de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, qualquer pessoa pode procurar uma unidade de saúde para tomar a dose. A decisão segue orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Apesar da abertura da vacinação para todos, a coordenadora reforça a importância da imunização para os grupos prioritários, que continuam com maior risco de desenvolver complicações.

Balanço e disponibilidade das doses

Até a última quinta-feira, cerca de 70% do público-alvo (grupos prioritários) havia sido imunizado. Um novo balanço será divulgado ainda hoje. As doses estão disponíveis por enquanto até o dia 14, sendo distribuídas em lotes pelo Ministério da Saúde. A solicitação de novas doses já foi feita, considerando a ampliação da campanha para toda a população.

Atendimento e esclarecimentos

O atendimento nas unidades de saúde segue normalmente, de segunda a sexta-feira, nos horários habituais. A população pode procurar qualquer uma das 36 salas de vacinação da cidade; o cadastro é unificado. É recomendado levar a carteira de vacinação, mas a ausência dela não impede a imunização. A atualização da caderneta de vacinação também é realizada durante a aplicação da dose da gripe. Pessoas com alergia ao ovo devem informar a equipe de saúde para um atendimento específico. Quem estiver com sintomas de gripe ou febre deve aguardar a recuperação antes de se vacinar. A coordenadora esclareceu que a vacina não causa a doença, sendo composta por partículas virais e não pelo vírus inteiro. Há também um trabalho específico para vacinar a população em situação de rua.

A campanha de vacinação segue ativa, com o objetivo de proteger a população contra a gripe, principalmente com a chegada do período de frio e aumento na circulação do vírus.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.