Ribeirão Preto já vacinou mais de 40 mil pessoas, apenas 20% da expectativa da Prefeitura; campanha vai até o dia 1º de junho
Neste sábado, dia D de vacinação contra a gripe em Ribeirão Preto, a expectativa é alta para imunizar a população. Mais de 10 dias após o início da campanha, pouco mais de 40 mil pessoas já foram vacinadas, um número que representa apenas 20% da meta de 200 mil pessoas dos grupos de risco.
Baixa adesão durante a semana
A procura pela vacina durante a semana tem sido baixa, segundo a Secretaria de Saúde. A campanha visa imunizar idosos (acima de 60 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 5 anos, profissionais da saúde, professores da rede pública e pessoas com doenças crônicas. Cidadãos como o aposentado Alcides Brunelo, que esperou a diminuição das filas, e Sirilene Nassu, que destaca a importância da vacina para sua saúde ativa, demonstram a necessidade do dia D para ampliar o alcance da campanha.
Dia D e importância da vacinação anual
O dia D, que acontece no próximo sábado (12/05), das 8h às 17h em 10 unidades de saúde, visa atender aqueles que não puderam se vacinar durante a semana. A coordenadora do programa de imunização, Mayra Fernanda de Oliveira, reforça a necessidade da vacinação anual devido à mutação dos vírus da gripe. O imunologista Flávio Calil explica que a vacina protege contra quatro tipos de vírus influenza e que é importante diferenciar gripe de resfriado. Ele também esclarece que a vacina é segura, com possíveis reações apenas em casos de alergia à proteína do ovo.
Leia também
Situação em Ribeirão Preto
Até o momento, não houve registros de mortes por influenza em Ribeirão Preto. Entretanto, um bebê de três meses está internado com suspeita de H1N1. As unidades de saúde estarão abertas em horário estendido para facilitar o acesso à vacinação, buscando atingir a meta de imunização da população.



