Recomendação é válida a partir desta segunda (15), para todo o Brasil; Ribeirão Preto ainda não se manifestou
O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da campanha de vacinação contra a gripe para todas as pessoas com mais de seis meses de idade a partir de 15 de novembro. Até então, apenas grupos prioritários tinham acesso à vacina.
Mudança de estratégia
A decisão antecede o fim da campanha, inicialmente previsto para 31 de maio, e atende a pedidos de estados e municípios devido à baixa procura e estoques cheios. Cada cidade definirá sua estratégia de vacinação com base na disponibilidade de doses, mantendo a meta de vacinar 90% da população.
Preocupação com a baixa adesão
Em Ribeirão Preto, dados da prefeitura de quarta-feira, 9 de novembro, apontavam baixa adesão, especialmente entre crianças (apenas 12% vacinadas). A diretora do Departamento de Vigilância e Saúde, Lucia Márcia Romanholli, alertou para os riscos de formas graves da doença em crianças e idosos, grupos mais vulneráveis a complicações como internação em UTI.
Leia também
Próximos passos
A prefeitura de Ribeirão Preto ainda não se pronunciou sobre o início da vacinação ampliada na segunda-feira. Entretanto, a vacina para grupos prioritários (idosos e crianças) continua disponível nas 27 unidades de saúde da cidade. Para mais informações, acesse ribeirãopreto.sp.gov.br.



