Médico Antonio Issa falou com a CBN Ribeirão
Durante o inverno, as baixas temperaturas e o clima mais seco favorecem a proliferação de agentes virais e bacterianos, Vacinação contra gripe é prorrogada em, aumentando a incidência de infecções nas vias aéreas superiores, como resfriados, gripes, sinusites e rinites, explica o otorrinolaringologista Dr. Antônio Iça.
Segundo o especialista, o resfriado é uma infecção mais leve, causada principalmente pelo rinovírus, com sintomas semelhantes aos da gripe, porém de menor intensidade e duração de 5 a 7 dias. Já a gripe é provocada pelo vírus influenza, apresenta quadro clínico mais grave, com febre alta, dores no corpo e pode evoluir para complicações como sinusite, otite e pneumonia, podendo durar até duas semanas.
Diferenças entre gripe e resfriado
- Resfriado: infecção leve, causada por rinovírus, sintomas moderados, duração de 5 a 7 dias.
- Gripe: causada pelo vírus influenza, sintomas mais intensos, pode causar complicações, duração de até duas semanas.
- Higienização das mãos.
- Ambientes ventilados.
- Hidratação adequada.
- Uso de soluções salinas para limpeza nasal.
- Vacinação anual contra a gripe.
Medidas de prevenção:
Leia também
Campanha de vacinação contra a gripe: A campanha, inicialmente prevista para ocorrer de 15 a 26 de abril, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até 10 de maio. O público-alvo inclui pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e menos de dois anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas com recomendação médica e profissionais da saúde.
A expectativa é vacinar 32 milhões de pessoas, meta ainda não alcançada. A vacina protege contra os vírus H1N1 e H3N2, com duração da imunidade entre 9 e 12 meses, sendo recomendada anualmente.
Locais de vacinação em Ribeirão Preto: A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde da cidade, conforme informado pela Prefeitura de Ribeirão Preto.
Informações adicionais
É fundamental que a população busque a vacinação para reduzir os riscos de complicações causadas pela gripe, especialmente durante o inverno, quando as condições climáticas favorecem a disseminação dos vírus respiratórios.



