CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vacinação é o tema do Almanaque CBN

Ouça ao segundo bloco que foi ao ar neste sábado (28)
Vacinação
Ouça ao segundo bloco que foi ao ar neste sábado (28)

Ouça ao segundo bloco que foi ao ar neste sábado (28)

Neste sábado, dia 28 de julho, o programa Manac CBN discutiu a baixa cobertura vacinal no Brasil, a menor dos últimos 10 anos. Para entender esse cenário, o programa contou com a participação de dois especialistas: Daniel Cardoso de Almeida Araújo, médico sanitarista e chefe da divisão epidemiológica de Ribeirão Preto, e Ivã Violi Ferras, pediatra e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

O Legado de Oswaldo Cruz e a História da Vacinação

O programa relembrou o trabalho pioneiro de Oswaldo Cruz, sanitarista que implementou importantes reformas de saúde pública no Rio de Janeiro no início do século XX. Embora algumas de suas medidas, vistas sob a ótica atual, possam ser consideradas higienistas e até mesmo problemáticas em relação à remoção de populações carentes, seu trabalho foi fundamental no controle de doenças como peste e febre amarela, através do controle de vetores como o Aedes aegypti. A discussão também abordou a polêmica “Revolta da Vacina”, destacando o contexto social da época e a importância de se considerar as condições de vida da população na implementação de políticas de saúde.

A Dra. Ivã contextualizou a história da vacinação, mencionando registros chineses de imunização contra varíola desde o ano 1000 d.C. Ela destacou o trabalho de Edward Jenner, que no século XVIII desenvolveu a primeira vacina contra varíola, e de Louis Pasteur, que no século XIX desenvolveu a vacina contra a raiva e batizou o método como “vacinação”, em homenagem a Jenner. A pediatra enfatizou os 250 anos de conhecimento sobre a eficácia das vacinas no combate a doenças infecciosas.

Obrigatoriedade da Vacinação e Desinformação

Os especialistas discutiram a questão da obrigatoriedade da vacinação. Embora não haja legislação que obrigue adultos a se vacinarem, o Estatuto da Criança e do Adolescente responsabiliza os pais pela saúde das crianças, podendo haver sanções penais em casos de negligência na vacinação. A desinformação, disseminada principalmente por meio de áudios no WhatsApp, também foi apontada como um grande desafio, com a circulação de fake news que geram dúvidas e receios em relação à segurança e eficácia das vacinas.

O Dr. Daniel comentou sobre as dificuldades de acesso à vacinação para populações mais vulneráveis e a existência de grupos com crenças filosóficas ou antroposóficas contrárias à vacinação, um fenômeno crescente em países desenvolvidos. Apesar do reconhecimento da existência de eventos adversos, ainda que raros, os especialistas reforçaram que os benefícios da vacinação superam significativamente os riscos.

Cobertura Vacinal, Campanhas e o Papel do Governo

A conversa abordou a experiência com a vacinação contra a febre amarela e a influenza, destacando os picos de procura em momentos de epidemias e as subsequentes quedas na cobertura vacinal após a diminuição da ameaça. A importância de uma forte atenção primária à saúde, que inclui a vacinação, foi enfatizada. Os especialistas sugeriram que o governo deve investir mais em educação em saúde e em campanhas de conscientização para melhorar a cobertura vacinal, além de garantir o fornecimento regular de imunobiológicos.

O programa finalizou com a constatação de que o tema é vasto e complexo, e que há muito a ser discutido sobre a importância da vacinação para a saúde pública no Brasil. A participação dos especialistas enriqueceu o debate, fornecendo informações importantes para a população.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.