Menos de 50% do público alvo está vacinado; expectativa do governo estadual é chegar a 50% até amanhã (10)
Em Ribeirão Preto, apenas 43% das crianças de 6 a 11 anos receberam a vacina contra a Covid-19, apesar de haver doses suficientes para imunizar 60% do público-alvo.
Vacinação abaixo do esperado
A procura pela vacinação infantil contra a Covid-19 em Ribeirão Preto tem diminuído. Inicialmente, 100% das doses disponíveis eram aplicadas, mas atualmente há vagas sobrando nos agendamentos diários da prefeitura. Apesar de 25.600 crianças já estarem vacinadas, o município está abaixo da média estadual e bem distante da meta de imunizar 60% da população infantil.
Importância da vacinação
A vacina contra a Covid-19 para crianças é segura e aprovada pela Anvisa, tendo sido aplicada em milhões de crianças mundialmente. A imunização é crucial não apenas para reduzir casos graves entre crianças, mas também para diminuir a transmissão do vírus, como observado em outras vacinas (gripe, sarampo, etc.). Pais como Ana Carolina e Claudemir dos Santos demonstram a importância da conscientização sobre a vacinação infantil.
Situação regional
A baixa adesão à vacinação não se limita a Ribeirão Preto. Franca, por exemplo, também apresenta cobertura vacinal inferior a 50%, enquanto cidades como Sertãozinho, Barretos e Bebedouro demonstram índices maiores. A meta estadual de vacinar todas as crianças até 10 de novembro parece improvável de ser atingida na região.
A prefeitura de Ribeirão Preto disponibiliza agendamentos diários para a vacinação infantil pelo site hiberompreto.sp.gov.br. Pais podem também realizar pré-cadastro no site Vacina Já do Estado para facilitar o processo. A baixa adesão à vacinação levanta preocupações sobre a imunização da população infantil contra a Covid-19 na região.


