CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Vagas temporárias abertas no fim de ano geram oportunidades para quem busca primeiro emprego

Aumento de pelo menos 30% nas vendas do setor de restaurantes, por exemplo, exige a contratação de mão de obra para demanda
Vagas temporárias abertas no fim de
Aumento de pelo menos 30% nas vendas do setor de restaurantes, por exemplo, exige a contratação de mão de obra para demanda

Aumento de pelo menos 30% nas vendas do setor de restaurantes, por exemplo, exige a contratação de mão de obra para demanda

O otimismo marca as expectativas para o final do ano entre comerciantes e empresários do setor de bares e restaurantes em Ribeirão Preto. A perspectiva é de aumento nas vendas e na movimentação econômica, Vagas temporárias abertas no fim de, impulsionada pelo pagamento do décimo terceiro salário e pelas confraternizações típicas dessa época.

Expectativa de crescimento nas vendas e contratações

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (BRASIL) prevê um aumento significativo na movimentação do setor, tanto pela maior frequência de confraternizações familiares e empresariais quanto pelo crescimento nas contratações temporárias. Felipe Mira, comerciante local, afirmou que a expectativa é de crescimento de 20% a 30% em relação a novembro e de 10% a 15% em relação a dezembro de 2023, com a contratação temporária de dois a três funcionários para atender à demanda.

Impacto das confraternizações no setor: Nikolas Horta, proprietário de um bar no centro da cidade, também manifestou otimismo, estimando um aumento de 20% a 30% no movimento do seu estabelecimento, atribuído principalmente às confraternizações de fim de ano. Ele destacou que a demanda crescente deve resultar em novas contratações para suprir o aumento no fluxo de clientes.

Preocupações com obras na região central: Por outro lado, o comerciante Paulo Laingrubber expressou preocupação com as obras em andamento na região central de Ribeirão Preto, que, segundo ele, têm prejudicado o comércio local em anos anteriores. Ele fez um apelo para que a administração municipal conclua ou realize intervenções paliativas para facilitar o acesso e o estacionamento, garantindo um ambiente mais favorável para o comércio durante o período de festas.

Qualificação e geração de emprego no setor: Renato Muiões, presidente da BRASIL, destacou a importância da qualificação profissional para o setor, mencionando que a associação já formou mais de 300 alunos em parceria com o Senac, oferecendo cursos gratuitos voltados para bares e restaurantes. Segundo ele, o setor é uma porta de entrada para o primeiro emprego e tem potencial para efetivar trabalhadores temporários. Muiões ressaltou ainda o desafio da contratação de mão de obra e a necessidade de valorizar e profissionalizar os funcionários para garantir um atendimento diferenciado e uma boa experiência aos clientes.

Informações adicionais

A BRASIL conta atualmente com mais de 580 empresários associados em Ribeirão Preto e pretende ampliar o alcance de seus programas de qualificação, em parceria com entidades filantrópicas locais, para atingir jovens aprendizes e melhorar a qualificação da mão de obra do setor.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.