Advogado especialista em direito do consumidor, Sérgio Dias, afirma que ‘agir por impulso’ é o primeiro passo para cair em golpe
Menos de 20 dias para o Natal, período de maior movimento no comércio. Com o 13º salário em mãos, muitas pessoas saem às compras, mas é preciso atenção para não cair em golpes. Conversamos com o advogado Sérgio Dias, especialista em direito do consumidor, para obter dicas importantes sobre compras de fim de ano.
Dicas para compras seguras no fim de ano
Para evitar problemas, Sérgio Dias recomenda evitar a euforia do consumismo. Ele destaca a importância de verificar a segurança de sites de compras online, certificando-se de que o site possua endereço eletrônico com “.com.br” e um cadeado fechado, indicando segurança. Recomenda-se também checar a reputação do site em plataformas como o Reclame Aqui.
Cuidado com preços muito baixos e a entrega do produto
Descontos muito abaixo da média de mercado devem ser encarados com desconfiança. Ao comprar online, tire fotos da tela com a oferta antes de finalizar a compra. Isso protege o consumidor caso o produto se torne indisponível posteriormente. Na entrega, verifique a integridade da embalagem antes de assinar o comprovante de recebimento, evitando problemas com a garantia.
Direito de arrependimento e como proceder com problemas
Para compras online, existe o direito de arrependimento em até 7 dias após a compra, independente de o produto já ter sido entregue. Caso o produto apresente defeitos ou a empresa não responda, procure o atendimento ao cliente por e-mail ou carta registrada com AR. Se não houver resposta, procure o Procon da sua cidade para formalizar uma reclamação. Lembre-se: ofertas muito boas demais devem ser encaradas com desconfiança.
Com as dicas do especialista, o consumidor poderá aproveitar as compras de fim de ano com mais segurança e tranquilidade, fazendo valer seus direitos e evitando golpes. Boas festas e um ótimo aproveitamento do décimo terceiro salário!



