Em Monte Alto uma jovem morreu e em Ribeirão uma mulher está em estado grave após explosões em churrascos
Uma auxiliar de cozinha de 40 anos, moradora de Ribeirão Preto, sofreu graves queimaduras após uma explosão em uma churrasqueira. A explosão ocorreu quando um cozinheiro acendeu a churrasqueira com álcool, deixando a mulher internada em estado grave na UTI, com 40% do corpo queimado e vias respiratórias comprometidas.
Acidentes com Churrasqueiras: um alerta
Esse incidente, ocorrido no dia 27 de novembro, ganhou destaque após a irmã da vítima registrar um boletim de ocorrência. A auxiliar de cozinha trabalhava para o churrasqueiro em um condomínio na zona sul da cidade. O cozinheiro também se feriu, mas já recebeu alta. Infelizmente, este não é um caso isolado. No mês passado, uma jovem de 19 anos morreu em Monte Alto após sofrer queimaduras ao acender uma churrasqueira.
Segurança no uso de Churrasqueiras: orientações de um especialista
Para abordar a questão da segurança no uso de churrasqueiras, conversamos com Fernando José Castellani, engenheiro de segurança do trabalho e especialista em incêndios. Castellani alerta para os perigos de usar álcool ou outros líquidos inflamáveis para acender churrasqueiras. Ele explica que esses líquidos podem explodir, causando queimaduras graves, e recomenda o uso de acendedores específicos, álcool em gel ou tabletes, sempre mantendo uma distância segura das chamas. É crucial nunca adicionar líquidos inflamáveis enquanto a churrasqueira está acesa.
Prevenção de acidentes
O especialista também destaca a importância de designar uma única pessoa para controlar a churrasqueira durante todo o evento, evitando que outras pessoas manipulem o fogo sem o devido conhecimento. Ele enfatiza a necessidade de atenção redobrada com crianças próximas à churrasqueira, dada a sua curiosidade e vulnerabilidade a queimaduras. Com o aumento de confraternizações de fim de ano, a prevenção de acidentes com churrasqueiras é fundamental para garantir momentos de alegria e segurança para todos.



