CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vai levar o celular nas festanças de carnaval? Saiba como curtir o ‘rolê’ sem sair no prejuízo!

Confira as dicas do especialista em mídias digitais, Eduardo Soares, na coluna 'Mundo Digital'
celular no carnaval
Confira as dicas do especialista em mídias digitais, Eduardo Soares, na coluna 'Mundo Digital'

Confira as dicas do especialista em mídias digitais, Eduardo Soares, na coluna ‘Mundo Digital’

O Carnaval está chegando e com ele a folia, mas também os riscos para quem leva o celular para os blocos e desfiles. Afinal, o dispositivo se torna um alvo fácil para roubos e furtos, trazendo grandes dores de cabeça para os foliões.

Segurança em Primeiro Lugar: Protegendo seu Celular no Carnaval

Para curtir a festa sem preocupações, é preciso tomar alguns cuidados. Deixar o celular no carro não é uma opção viável para a maioria. A melhor estratégia é manter o aparelho sempre próximo ao corpo, em bolsos da frente da calça ou em bolsas seguras. Doleiras também são uma boa alternativa. Uma dica inusitada, mas eficaz para alguns, é levar um celular velho como isca, preservando o seu principal aparelho.

O que Fazer em Caso de Roubo ou Furto

Apesar dos cuidados, imprevistos podem acontecer. Em caso de roubo ou furto, é fundamental registrar um boletim de ocorrência, mesmo que virtualmente, através do site da Polícia Militar. Esse documento é essencial para bloquear o chip, proteger suas contas bancárias e evitar maiores problemas com aplicativos e serviços vinculados ao seu celular. Lembre-se: fazer o boletim não é perda de tempo, mas sim uma forma de se proteger e contribuir para as estatísticas de segurança pública.

Golpes Digitais e Cuidados com os Apps

Além dos roubos físicos, os golpes digitais também se intensificam no período de Carnaval. Esteja atento a mensagens suspeitas, como ofertas de prêmios falsos do Nubank ou outros bancos. Nunca clique em links desconhecidos. Para evitar problemas, considere tirar aplicativos de banco do celular antes da folia, levando apenas dinheiro físico para gastos. Se precisar de aplicativos como Uber, prefira o pagamento em dinheiro. Modere o uso do Pix, principalmente se consumir bebidas alcoólicas, para evitar transações indesejadas. Priorize a diversão com segurança, protegendo-se de imprevistos e golpes.

Com um pouco de atenção e planejamento, é possível curtir o Carnaval com tranquilidade e segurança, sem abrir mão da tecnologia, mas utilizando-a com responsabilidade. Priorize a diversão consciente e proteja seus dados e bens.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.