CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vai resolver as pendências com a documentação do carro, CNH e multas? Cuidado com os golpes!

Presidente do Detran, Neto Mascelani, alerta sobre os casos que vêm acontecendo com frequência
Golpes com documentos de carro
Presidente do Detran, Neto Mascelani, alerta sobre os casos que vêm acontecendo com frequência

Presidente do Detran, Neto Mascelani, alerta sobre os casos que vêm acontecendo com frequência

Motoristas em busca de informações sobre documentação de veículos, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e pagamento de multas estão mais vulneráveis a golpes pela internet no início do ano. Sites fraudulentos, quase idênticos aos portais oficiais do Detran, enganam internautas que acabam fornecendo dados pessoais e financeiros.

Golpes na internet: como se proteger

A aposentada Maria de Lourdes foi vítima de um desses golpes. Ao tentar renovar sua CNH em um site falso, teve débitos indevidos em sua conta bancária após pagar uma taxa de renovação. Esse caso ilustra a facilidade com que criminosos se aproveitam da semelhança visual entre sites falsos e os oficiais, enganando usuários desprevenidos.

Orientação do Detran

O presidente do Detran, Neto Marcelani, alerta para a importância de verificar a origem das informações e utilizar apenas os portais oficiais: detran.sp.gov.br e povo.tempo.sp.gov.br. Ele destaca a necessidade de checar se empresas que oferecem serviços relacionados ao Detran são credenciadas, evitando fraudes e cobranças indevidas. A renovação da CNH é o serviço mais procurado, e os criminosos costumam oferecer vantagens ou preços muito abaixo do valor real para atrair vítimas.

O Detran auxilia a polícia na investigação desses crimes, atuando na retirada de sites fraudulentos do ar. Além disso, a instituição reforça a importância de utilizar os canais oficiais, como o aplicativo do Detran e o Poupatempo, para garantir segurança e evitar golpes. A digitalização de serviços, como a renovação da CNH, também facilita o acesso e reduz a necessidade de ir presencialmente aos órgãos, minimizando riscos.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.