CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vai viajar neste final de ano e pretende alugar um imóvel? Cuidado com os golpes!

O que fazer para não cair em armadilhas? Advogado especialista em Direito Imobiliário, Filipe Tonelli, traz algumas dicas
alugar imóvel temporada
O que fazer para não cair em armadilhas? Advogado especialista em Direito Imobiliário, Filipe Tonelli, traz algumas dicas

O que fazer para não cair em armadilhas? Advogado especialista em Direito Imobiliário, Filipe Tonelli, traz algumas dicas

O fim de ano se aproxima e com ele a procura por casas, chácaras e apartamentos para aluguel aumenta. Mas é preciso ficar atento aos golpes online que podem transformar as festas em dor de cabeça. Para ajudar a evitar problemas, conversamos com Felipe Tonel, advogado especialista em direito imobiliário.

Como identificar um golpe na hora da busca pelo imóvel

Antes de fechar qualquer negócio, analise as avaliações do imóvel e entre em contato com o anunciante para obter o máximo de informações possíveis. Peça documentos pessoais e pontos de referência para confirmar a identidade e a propriedade do imóvel. A falta de informações detalhadas sobre o imóvel, como fotos e vídeos da área de lazer, é um sinal de alerta.

Dicas para alugar com segurança

Pesquise os preços de imóveis na região para verificar se o valor anunciado é coerente. Utilize o Google Maps para confirmar a existência do imóvel e se as fotos correspondem à realidade. Alugar por meio de plataformas digitais conhecidas, como o Airbnb, oferece maior segurança, pois elas atuam como intermediárias no contrato e no pagamento. Ao negociar diretamente com o proprietário, exija um contrato formal, documentação pessoal (RG, CPF) e reconhecimento de firma das duas partes. Uma cláusula importante no contrato é a definição do pagamento, idealmente com uma parte paga na chegada ao local, após a verificação do imóvel.

Protegendo-se de golpes e resolvendo problemas

Mesmo com todos os cuidados, imprevistos podem acontecer. Caso o imóvel não corresponda ao anunciado, registre um boletim de ocorrência e entre com uma ação judicial para reaver o dinheiro pago e pleitear indenização por danos morais. A possibilidade de sucesso na ação é maior se o aluguel foi feito por meio de plataformas conhecidas. Em casos de golpes, o proprietário pode responder criminalmente por estelionato.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.