Valor foi influenciado pelas vendas, recorde nas exportações e retenção de animais; confira os destaques do ‘Giro do Agro’
Mercado do Boi Gordo em Alta
O mercado do boi gordo iniciou fevereiro com preços em alta, chegando próximo a R$ 300 a arroba em São Paulo. Esse aumento foi impulsionado pelas exportações recordes, vendas no início do mês e retenção de animais. Apesar do cenário positivo, a expectativa é de desaceleração do mercado interno na segunda quinzena de fevereiro, principalmente devido ao período de Carnaval, que historicamente reduz a demanda por carne bovina.
Exportações e Precificação
As exportações brasileiras de carne bovina tiveram um bom desempenho em janeiro, batendo recordes para o mês. No entanto, em fevereiro, houve uma redução nos embarques na primeira quinzena, em comparação com o mesmo período do ano passado. Essa queda foi atribuída ao feriado do Ano Novo Lunar na China, que interrompeu as negociações. Além disso, a precificação da carne bovina exportada está mais fraca em 2023, com queda de 7% em dólares e 13% em reais em relação a fevereiro de 2022.
Perspectivas para o Mercado
A relação entre o preço da carne exportada e o preço do boi gordo está próxima da observada no mesmo período do ano passado. A questão-chave para o mercado será a absorção do aumento da oferta de boiadas pelo mercado doméstico e pelas exportações. Acompanhar a evolução da oferta e a demanda dos frigoríficos será crucial para entender a dinâmica de preços nos próximos meses.
Leia também
O mercado do boi gordo apresenta um cenário positivo no início de fevereiro, impulsionado por exportações e retenção de animais. Contudo, a desaceleração esperada para a segunda quinzena e a influência do Carnaval devem ser monitoradas. A precificação da carne bovina exportada mostra-se mais fraca em 2023, em comparação com o ano anterior. A capacidade do mercado doméstico e externo em absorver o aumento da oferta será determinante para a definição dos preços nos próximos meses.