Sindicato dos motoristas diz que 64 denúncias de depredação já foram registradas de janeiro até abril deste ano
Mais um ato de vandalismo foi registrado contra o transporte coletivo de Ribeirão Preto. Desta vez, um ônibus que trafegava pela zona norte teve um vidro quebrado por vândalos. O incidente ocorreu na rua Iana Kennedy, e, segundo o motorista, por pouco a pedra não atingiu os passageiros. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Aumento dos Casos de Vandalismo
De acordo com o sindicato dos motoristas, o número de casos de vandalismo em Ribeirão Preto é alarmante. Entre janeiro e o momento da publicação desta reportagem, foram registradas 64 denúncias, uma média de um caso por dia. As linhas que atendem os bairros Cristo Redentor e Presidente Dutra são as mais afetadas.
Medo e Insegurança entre Motoristas
O presidente do Ceturp, João Henrique Bueno, relatou o medo dos motoristas em trabalhar em algumas linhas devido à frequência dos ataques. Ele fez um apelo à polícia para que tome medidas para coibir a violência. O motorista do ônibus atingido também expressou sua preocupação com a falta de providências das autoridades. Ele destacou que todos os atos de vandalismo são registrados em boletim de ocorrência, mas nenhuma ação efetiva é tomada.
Possíveis Causas e Implicações
O sindicato aponta uma possível ligação entre alguns casos de vandalismo e grupos que se agarram à traseira dos ônibus utilizando bicicletas. O advogado Paulo Braga, do consórcio PróUrbano, cobrou da Transerp uma solução para o problema, afirmando que a situação se aproxima de um cenário caótico. A depredação dos veículos se tornou frequente em bairros como Piranga, Torre Gom, Parque dos Pinos e Cristo Redentor, principalmente à noite. A Transerp, por sua vez, atribui a responsabilidade pela segurança pública à Polícia Militar e Civil. A situação compromete ainda mais a qualidade do transporte público, já criticada pelos passageiros, e exige uma ação urgente das autoridades para garantir a segurança de motoristas e passageiros.



