Candidato a prefeito pelo PCdoB, Varderley Caixe tem 42 anos e é formado em direito pela PUC-SP
A CBN Ribeirão Preto realizou uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura, todos convidados e tendo aceitado as condições da emissora. A ordem das entrevistas seguiu a ordem de colocação na última pesquisa divulgada pela empresa contratada pela emissora, no dia 5 de outubro, do último colocado ao primeiro.
Descentralização dos Serviços Públicos
O candidato Van der Leek-Kaech, advogado e especialista em direitos humanos, defendeu a descentralização dos serviços públicos, levando-os aos bairros e periferia. Ele propôs a criação de conselhos representativos em cada bairro, eleitos pela própria população, para garantir que as demandas sejam ouvidas diretamente no local e evitar a influência de forças políticas.
Políticas para Minorias e Grupos Vulneráveis
Sobre a inclusão de minorias (movimentos negros e LGBTQIA+), o candidato defendeu a integração como forma de acabar com a sensação de diferença e promover a igualdade. A proposta inclui a participação dessas minorias em todos os órgãos do governo, visando uma representação justa e equitativa.
Leia também
Gestão Administrativa, Finanças e Saúde
Van der Leek-Kaech criticou a terceirização de serviços na prefeitura, considerando-a uma forma de fuga da lei de responsabilidade fiscal. Ele defendeu a realização de concursos públicos para preencher vagas, gerando uma fonte de renda para a previdência e oferecendo maior segurança social aos funcionários. Na área da saúde, o candidato propôs uma gestão mais eficiente e humana, focando nas unidades básicas de saúde e no atendimento médico de família, para evitar a sobrecarga dos serviços de maior complexidade. Ele se mostrou contrário à privatização da saúde, mas aberto à parceria público-privada desde que haja transparência e serviço adequado à população.
Em relação à geração de empregos, o candidato defendeu o incentivo ao pequeno empreendedor, utilizando espaços públicos ociosos e reduzindo impostos para impulsionar a economia local. Sobre o transporte público, ele criticou a atual concessão e propôs a criação de uma secretaria de transportes, o fim das multas aplicadas por empresas privadas e a criação de corredores exclusivos para ônibus, incentivando o uso do transporte público. Por fim, o candidato defendeu a melhoria da coleta seletiva e a retomada da compostagem de resíduos sólidos, gerando empregos e diminuindo os custos com o descarte de lixo.



