CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Varejo de Ribeirão Preto completa 20 meses em queda

Redução foi de 2,65% e as maiores baixas nos setores de eletrodomésticos, livrarias e cine foto
Varejo Ribeirão Preto
Redução foi de 2,65% e as maiores baixas nos setores de eletrodomésticos, livrarias e cine foto

Redução foi de 2,65% e as maiores baixas nos setores de eletrodomésticos, livrarias e cine foto

O ano de 2016 tem sido desafiador para os lojistas de Ribeirão Preto. Um recente levantamento do comércio varejista indica que as vendas continuam em declínio pelo 20º mês consecutivo. Desde novembro de 2014, um dos setores que mais emprega na cidade acumula perdas significativas.

Setores Mais Afetados

De acordo com o Sincovar, os setores que mais contribuíram para essa queda de 2,65% foram os de eletrodomésticos, com uma retração de quase 9%. Outros segmentos também apresentaram desempenhos negativos, como o de sinifoto (redução de 5,88%), livrarias e papelarias (4,62%), óculos (2,98%) e calçados (0,5%). Até mesmo o setor de tecidos e enxovais, que em outros momentos havia demonstrado crescimento, recuou 2,40%.

Sinais de Desaceleração na Queda

Apesar do cenário ainda adverso, Marcelo Bós, economista do Sincovar, aponta para uma desaceleração no ritmo da queda. “O rombo está menor”, afirma Bós. “É importante olhar o lado positivo, e dois setores apresentaram resultados positivos, o que já é um bom sinal.” Ele também destaca que o resultado do mês foi similar ao do mês anterior (2,40%), sugerindo que o setor pode estar próximo de atingir o fundo do poço e iniciar uma recuperação.

Setores com Desempenho Positivo

Na contramão da tendência geral, as lojas de roupas registraram um aumento de 2,97% nas vendas, enquanto o setor de móveis apresentou um crescimento de 2,32%. O desempenho positivo do setor de vestuário é particularmente relevante, dada a sua representatividade no comércio local. O crescimento do setor de móveis, com um valor unitário mais elevado, também indica uma possível reversão da tendência de queda.

O balanço preliminar do Sincovar sugere um aumento nas vendas em relação à previsão inicial para o Dia dos Pais, embora os dados consolidados só estarão disponíveis no próximo boletim. Enquanto isso, o setor continua a enfrentar desafios para reduzir os prejuízos e evitar demissões. Em junho, o comércio varejista de Ribeirão Preto registrou um saldo negativo de 5 vagas, com um acumulado de 1.329 vagas fechadas no semestre.

O cenário ainda exige cautela, mas os sinais de desaceleração na queda e o desempenho positivo de alguns setores podem indicar uma possível retomada no futuro próximo.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.